A primeira atitude a ser tomada é verificar o motivo que levou à ausência do pagamento em sua conta, uma vez que os benefícios são depositados em uma data específica, conforme a numeração do cartão do segurado.
O benefício permanece disponível para saque por 90 dias, de modo que caso o saque não seja realizado durante esse período, o valor poderá ser devolvido ao INSS.
Se o segurado verificar que o problema ocorreu em razão da tentativa de saque em data incorreta, basta aguardar até o devido dia.
No entanto, se a data estiver correta, mas mesmo assim o benefício não estiver em sua conta, o segurado deverá verificar se houve algum equívoco quanto a seus dados pessoais (RG, CPF, número da conta…) ou erros no próprio sistema do banco, neste caso, entre em contato com o INSS para regularizar a situação.
O pagamento também pode ser interrompido em razão da cessação do benefício, contudo, o INSS deverá justificar o motivo da suspensão.
É possível verificar informações sobre o pagamento através do extrato mensal.
Não havendo inconsistências, o segurado poderá solicitar o pagamento do benefício não recebido através do site “Meu INSS”. O prazo para análise deste pedido é de 45 dias.
Em caso de dúvidas, busque a orientação de um advogado especialista em Direito Previdenciário.
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